16 de abril de 2012
MUROS REERGUIDOS

Todos nós temos falhas, defeitos e fraquezas e não raramente tentamos mudar, melhorar, mas nem sempre isso dá certo.

 

Há, porém, aqueles momentos em que ganhamos um fôlego novo e recobramos o ânimo na certeza de que “agora vai!!” e é justamente nessa hora que o inimigo das nossas almas se levanta para tentar nos abater.

 

O livro de Neemias reflete muito bem essa situação:

 

“Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio.” 
Neemias 2:17

“E sucedeu que, ouvindo Sambalate que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito; e escarneceu dos judeus.
E falou na presença de seus irmãos, e do exército de Samaria, e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isto? Sacrificarão? Acabá-lo-ão num só dia? Vivificarão dos montões do pó as pedras que foram queimadas?
E estava com ele Tobias, o amonita, e disse: Ainda que edifiquem, contudo, vindo uma raposa, derrubará facilmente o seu muro de pedra. “
Neemias 4:1-3

“Porém edificamos o muro, e todo o muro se fechou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar.
E sucedeu que, ouvindo Sambalate e Tobias, e os árabes, os amonitas, e os asdoditas, que tanto ia crescendo a reparação dos muros de Jerusalém, que já as roturas se começavam a tapar, iraram-se sobremodo,
E ligaram-se entre si todos, para virem guerrear contra Jerusalém, e para os desviarem do seu intento.
Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles.
Então disse Judá: Já desfaleceram as forças dos carregadores, e o pó é muito, e nós não poderemos edificar o muro. “
Neemias 4:6-10

 

Esse muro destruído e queimado muitas vezes é o nosso interior, nossas emoções ou aquele defeito que tanto nos incomoda… Pode ser também um relacionamento familiar destruído, um casamento em crise ou até mesmo a nossa vida espiritual. Ele representa tudo aquilo que queremos reerguer, reconstruir…

 

 

O inimigo, então,  percebendo o nosso ânimo em recuperar o que achávamos que não tinha mais jeito,  vem nos afrontar, nos chamando de fracos, dizendo que não iremos conseguir, que ficaremos para sempre prostrados ou que, ainda que consigamos, essa conquista será frágil e efêmera…

 

As vezes o ataque vem através da nossa própria mente, mas em outras são nossos próprios familiares ou amigos que são usados pelas trevas espirituais para puxar nosso tapete… Há também aqueles que, como Sambalate, deliberadamente resolvem nos perseguir, mas seja qual for a situação, oremos ao Senhor e estabeleçamos guarda em nossas almas de dia e de noite!

 

 

A tarefa de se reiventar ou de reconstruir algo que está em ruínas, por si só, já é bastante difícil, mas se Deus está nos dando a graça de utilizarmos os escombros para reerguer nossos muros, não será o cão que irá nos fazer voltar ao pó.

 

Portanto se você, assim como eu, tem algo difícil para reconstruir, fortaleça-se! Ore, jejue, empunhe as armas não contra as pessoas, mas contra as trevas que querem nos frustrar, “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Efésios 6:12

 

Aquele povo da época de Neemias devido a tantos ataques chegou a desanimar um pouco, mas a oração e a busca em Deus por estratégias para seguir adiante fez com que a obra fosse concluída! E, assim como eles, eu e você também a concluiremos… Nós também reergueremos as nossas muralhas e deixaremos abatidos todos aqueles que tentaram nos desanimar!

 

“Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul; em cinqüenta e dois dias.
E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito a seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra. “

Neemias 6:15-16

 

Força pra você! Força pra mim! Que Deus nos abençoe e nos dê vitória!

Comentários